top of page
Foto do escritorjornalista rocha

Meias trocadas e a Síndrome de Down: qual a relação?

Você já deve ter visto por aí composições de looks inusitadas como, por exemplo, usar meias diferentes. Mas essa prática vai muito além do que uma simples "invenção" da moda. Descubra por que essa relação é tão significativa...


Entendendo a condição:


A Síndrome de Down não é uma doença, e sim uma condição genética! Vamos para uma breve aula de biologia humana para entender o que causa a trissomia do 21. Cromossomo é uma molécula de DNA que carrega a informação genética herdada pelos progenitores (mãe e pai da criança). Geralmente, as pessoas com síndrome de Down, ao invés de possuírem dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo do corpo humano), possuem três, e é exatamente essa alteração genética que causa a condição.


Mas e as meias trocadas?


Usar meias trocadas é uma maneira de desafiar os padrões da sociedade e transmitir uma mensagem de inclusão e aceitação, para que as pessoas entendam que as diferenças precisam ser celebradas, e não escondidas! Ao usar meias trocadas, as pessoas percebem que a atenção é voltada para elas, e isso acontece todos os dias com as pessoas que têm algum tipo de diferença. 



  Pessoas usando meias trocadas. (Foto: Angélica Dutra/ conteúdo Instituto Downlândia)

Pessoas usando meias trocadas. (Foto: Juliana Andrade / conteúdo Instituto Downlândia)



No dia 21 de março, celebramos o Dia Internacional da Síndrome de Down, que tem o objetivo de trazer conscientização para a sociedade sobre a necessidade de oferecer direitos igualitários, inclusão e bem-estar para as pessoas com Síndrome de Down em todas as esferas sociais.


É comum que, nesse dia, sejam organizados eventos e atividades que gerem um debate sobre os direitos, e o movimento de "meias trocadas" tem esse foco! Na prática, isso contribui para desmistificar os achismos em relação à síndrome e abrir espaço para que as pessoas tenham mais oportunidades de desenvolvimento e convivência social.


Faça parte deste movimento inclusivo! Desafie os padrões, apoie as diferenças e compartilhe uma foto das suas meias trocadas, marcando a gente no Instagram (@institutodownlandia).

 Juntos, podemos espalhar essa mensagem de inclusão! 🧦💙





338 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page